terça-feira, 28 de junho de 2011

E SEU RECADO FOI DADO AO POVO...

  No fim da década de 60, Silas já estava desanimado com sua escola Império Serrano e com os rumos do carnaval carioca, as coisas já não eram como antes, com toda a exaltação à cultura brasileira... agora o dinheiro falava mais alto.
  Assim, nos últimos anos de vida, Silas passou a preferir as rodas de samba onde o ambiente era mais tranquilo e vivia se queixando de que tinha muito canalha dentro das escolas de samba, o que era de se estranhar, pois o poeta não costumava ter este palavreado.
  No dia 20 de maio de 1972, o velho Silas estava angariando dinheiro entre os amigos para matricular sua filha Elenice no vestibular. Tentara conseguir, em vão, um adiantamento de 30 Cruzeiros em sua editora, Irmãos Vitale. O samba Heróis da Liberdade de sua autoria, estava sendo regravado, com sucesso, mas a empresa achou que a quantia pedida era muito alta.
  Silas então resolveu ir a uma roda de samba que pagaria a quantia de que tanto necessitava naquele momento e mesmo se sentindo mal arrumou-se e foi. Naquela noite, ele, que era cantor tímido, que estava aparentemente ótimo, colocando com precisão e emoção sua voz  para surpresa e deleite do público. Caía uma fina garoa no terreiro quanto o velho Silas sentiu que ia morrer... Feito bamba de verdade, no terreiro de samba, sem tempo para os médicos.
  O convidado especial daquela noite morreu depois de cantar seus lindos sambas Meu drama, Heróis da Liberdade e por último Os cinco bailes da história do Rio...
  Quando o corpo, levado pelos sambistas amigos, chegou à Associação das Escolas de Samba, lá estava chegando também uma coroa de 1.000 Cruzeiros: "Saudades Eternas dos Irmãos Vitale."
(Fonte: Nova História da Música Popular Brasileira, 2.ed., 1977. Adaptado por Carolina Gallego)

Um comentário:

  1. Sambistas do blog samba de silas,


    Comunicamos que a partir de 02/07/2011 as 19:00 até dia 15/07/2011 a web rádio papo de samba (www.papodesamba.com.br)através do programa quintal do samba com o SBJ Alexandre Oliveira estará homenageando o Grande mestre Silas de Oliveira. Os horários do programa são variados no intuito de atender os variados públicos de sambistas do programa (vide programação no site). Neste programa, além de mestre Silas estarão cantando muitos de seus parceiros como mano décio, Nilton campolino, Velha guarda do império, Dona Ivone Lara e seguidores atuais como jorginho do império, Zé luiz, Arlindo Cruz e tuco telegrino.

    Viva mestre Silas! Vejo vcs no quintal do samba!!

    ResponderExcluir