quinta-feira, 9 de junho de 2011

Gabriel Cavalcante no Samba de Silas!!!!!

   Hoje no blog do Silas, tem um texto maravilhoso escrito por um camarada da melhor qualidade e muito talentoso no que faz, tenho muito orgulho de ser amigo desse cara, aprendi muitas coisas boas ao seu lado, já fizemos muitas rodas de samba maravilhosas, inclusive uma no centro da cidade que é sensacional, que é o samba da Ouvidor. Viajamos juntos para fazer o que mais amamos que é cantar e tocar o samba tradicional....
   Estou falando do meu irmão camarada Gabriel Cavalcante!



É impossível falar da história de nosso país sem falar em Silas de Oliveira.

Quando, aos 16 anos, conheci Meu Drama, numa investida em Oswaldo Cruz, em uma das primeiras saídas do Trem do Samba, não tinha idéia do quanto eu seria feliz um dia com as obras desse grande imperiano.

Lembro-me perfeitamente do trajeto de volta pra casa, percorrendo de táxi a linha do trem em direção à Tijuca, num temporal avassalador, aqueles versos ecoando em minha cabeça: " Óhh, minha romântica senhora tentação... "

Hoje, quase 10 anos depois, tenho a certeza de que apenas os gênios maiores da nossa raça conseguem unir letra e melodia de uma forma que a música não fique cansativa. Tratando-se de sambas enredos então... Silas é a prova viva da genialidade de um povo.

O caminho mais comum é falar que Silas foi o maior compositor de sambas enredos de todos os tempos, porém, ele foi além disso. Silas foi único no que fez e prezou durante toda a sua vida. Conseguiu transformar algo que já nasceu para ser repetido e repetitivo em obras primas, que certamente faziam a escola evoluir de uma maneira diferente. E não é preciso ter vivido naquele tempo para ter certeza disso.

Arrepio-me ao saber que uma escola de samba desfilou com todos os seus componentes dizendo no pé, e cantando numa só voz: " Ao longe, soldados e tambores, alunos e professores... "

Mas como falei antes, Silas foi além do terreiro da escola.

Em Fica, por exemplo, samba gravado por Carmem Silvana, ouve-se versos como: "Fica, o meu desejo é profundo, é açoite, fica... fica comigo esta noite. Nunca é demais pedir para amar, eu tenho medo de você ir e não voltar, depois de tanto tanto te esperar..."
Ouvir o samba Me Leva, é sentir uma das maiores declarações de amor de um pai para uma filha. Samba tão marcante este, que foi gravado sete vezes pelo mesmo cantor, Anísio Silva.

Na verdade, isso seria um espanto, caso o samba não fosse de Silas de Oliveira, mas como é, as sete gravações se justificam com naturalidade.

Aliás, falando em naturalidade, me lembrei de um samba de terreiro do Império, Serra de Bamba, de Manoel Bonfim e Nina Rodrigues que diz em um trecho: " No meu bairro cidade há uma serra, onde tem muita gente bamba. Lá com naturalidade nasceu uma potência do samba..."

É simples mesmo, natural... com Silas de Oliveira, Mano Décio, Mestre Fuleiro, Dona Ivone, Molequinho, entre outros, qualquer potência nasceria naturalmente.
 

2 comentários:

  1. Prezados sambistas do blog samba de silas,


    Comunicamos que a partir de 02/07/2011 as 19:00 até dia 15/07/2011 a web rádio papo de samba (www.papodesamba.com.br)através do programa quintal do samba com o SBJ Alexandre Oliveira estará homenageando o Grande mestre Silas de Oliveira. Os horários do programa são variados no intuito de atender os variados públicos de sambistas do programa (vide programação no site). Neste programa, além de mestre Silas estarão cantando muitos de seus parceiros como mano décio, Nilton campolino e seus seguidores atuais como jorginho do império, Zé luiz, Arlindo Cruz e tuco telegrino.

    Viva mestre Silas! Vejo vcs no quintal do samba!!

    ResponderExcluir
  2. Fala meu irmão!! Quem fala é Lucas!!! Fico honrado de ser seu camarada e tmb seu aluno de percussão!!! Saiba que em tua veia corre o sangue do samba histórico e da raiz da cultura de nossa cidade, motivo de orgulho pra nação!!!!

    Tamo junto e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir