quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Passeando por Vaz Lobo

Nada melhor do que beber direto da fonte.
Eu, como historiadora, nessa jornada de valorização das obras de Silas, me senti na obrigação de ver de perto, sentir o clima do lugar onde Silas nasceu, viveu grande parte da sua vida e deixou seu legado. Estou falando de Vaz Lobo, bairro que fica pertinho de Madureira, lugares que praticamente se misturam e trasbordam muito da  cultura carioca, pelo seus ritmos, casas, morros e sua presença nos principais e melhores carnavais.
O primeiro lugar que Junior de Oliveira e eu visitamos foi a sede da G.R.E.S UNIÃO DE VAZ LOBO, escola de samba que contou muitas vezes com a presença e o apoio de Silas de Oliveira, lá Dona Elane, sua esposa, colocava sua voz como pastora e sua filha Marilena chegou até a desfilar.
A escola foi fundada em 1930, é uma das mais antigas escolas de samba do Rio de Janeiro, inclusive participando de alguns desfiles na Praça Onze, porém, nunca foi devidamente reconhecida por não fazer parte dos carnavais dos principais grupos. 
Hoje a escola vive uma revitalização, sua sede encontra-se em obras e para quem vai a Madureira, ela quase passa despercebido. 
Mais a frente, em Madureira, fomos até a rua Maroim, que a partir de 1972, por um Projeto de Lei passou a ser chamada de Rua Compositor Silas de Oliveira, homenagem feita pela Prefeitura e Bairro de Madureira ao nosso glorioso Silas. A placa da rua encontra-se em péssimo estado, assim como a rua em si. Ao final dela fica o Morro da Serrinha, palco de várias manifestações culturais de grande importância a começar pelo Jongo. 
Creio que escrever sobre Vaz Lobo, Madureira e Serrinha foi tão importante quanto fotografar este lugar que parece parado no tempo, como se o próprio tempo de vontade própria, quisesse ser estático por lá para que suas memórias fiquem para sempre pregadas às ruas, vielas e morros daquele povo. 
(Carol Gallego, historiadora e amante da cultura brasileira)

Símbolo da G.R.E.S União de Vaz Lobo

Frente da sede (em obras) do G.R.E.S União de Vaz Lobo

União de Vaz Lobo

Parte da sede do G.R.E.S. União de Vaz Lobo

Sala da bateria União de Vaz Lobo

Instrumentos União de Vaz Lobo

Instrumento doado à escola pelo Império Serrano

Eu, Narinha e Helen (Mestre de Bateria)

Eu, Narinha, Gamo (Diretor) e Rodnei (Timbau)

Junior, Helen, Rodnei e Gamo - União de Vaz Lobo

Placa da rua Compositor Silas de Oliveira

Rua Compositor Silas de Oliveira

Rua Compositor Silas de Oliveira e ao fundo Morro da Serrinha
Esquina da rua Compositor Silas de Oliveira com Avenida Edgar Romero


Em Vaz Lobo, rua Antônio dos Santos, o Mestre Fuleiro, um dos fundadores do Império Serrano

Rua Professor Burlamaqui, onde Junior passou a infância

Casa onde Junior morou em Vaz Lobo

Como eu disse, o tempo ali parece que parou e muito se pode aprender com isso...
(Fotos: Carol Gallego e Junior Oliveira)

Um comentário:

  1. Fala Juninho,

    Adorei rever as ruas de minha infância.

    Não sei se já te falei, mas morei durante muito tempo em Vaz Lobo. Tudo bem que era bem mais para lá, indo para o Irajá, na Carolina Amado, aquela da Climed, local que frequentei bastante, por ser levado demais. Estudei ali no Republicano e tive diversos amigos que moravam ali na sua área. Lembro-me do supermercado Mar e Terra, lembra dele? E lembro-me muito bem do carnaval de rua nos coretos e arredores, morria de medo dos bate-bolas, mas adorava ver todo mundo na rua fantasiado, até hoje.

    Abraços

    PS. Não estou mais embarcando, estou trabalhando no Centro, qualquer evento, me ligue.

    ResponderExcluir